Forkill - Entrevista

O Headbanger Rage conversou com Joe Neto (v,g) da banda de Thrash Metal Forkill, que nos contou os detalhes sobre o novo EP, a parceria com Robertinho de Recife, a cena no Rio de Janeiro e muito mais. Confira abaixo a entrevista exclusiva.

HR: O Forkill está entrando esse mês no estúdio para gravar seu primeiro EP, como está sendo o processo criativo? Há um compositor principal na banda ou vocês trabalham todos juntos na hora de criar um novo som?

Joe: Os principais compositores somos eu e o Ronnie Giehl (g), geralmente as músicas surgem de algum riff trazido por um dos dois e daí surge a linha de bateria para este riff. A partir daí a composição fica entre quem trouxe o riff e o Marc (batera) mas sempre com alguma contribuição dos outros integrantes.

HR: Vocês já podem nos adiantar alguma informação sobre como irá se chamar o trabalho, ou os títulos de algumas músicas?

Joe: Ainda não escolhemos um título para o EP mas as músicas já tem nome, porém não sabemos se entrarão todas no registro. Elas são:
- Wardance
- Vendetta
- No Rules
- The Joker
- Brainwashed
- Breathing Mayhem

HR: Que temática vocês pretendem abordar nas letras? Há alguma direção proposital ou o processo de criação acontece naturalmente?

Joe: Não há uma temática direcionada. Geralmente eu já tenho o tema quando começamos a compôr o instrumental e vou criando a métrica das letras enquanto compomos os riffs. Depois desenvolvo as frases em cima desta métrica me baseando no tema que escolhemos.

HR: Como se deu o primeiro contato com o guitarrista Robertinho de Recife, que será o produtor do EP?

Joe: O contato se deu através do nosso baterista que foi realizar um trabalho de filmagem com ele (Marc é diretor de documentários) e acabou mostrando o vídeo com nossas 3 primeiras músicas sendo tocadas no nosso estúdio de ensaio. O Robertinho gostou muito do som da Forkill e elogiou bastante o timbre das guitarras e o entrosamento geral. Ele conversou com o Marc e disse que gostaria de produzir e gravar a gente, depois marcou uma reunião com a banda e daí começamos a trabalhar na pré-produção.

HR: Como está sendo a experiência e o que estão achando do resultado? Qual é o clima dentro do estúdio, convivendo com uma figura como o Robertinho?

Joe: As gravações em si ainda não começaram, tivemos reuniões sobre timbragem de guitarras, bateria, microfonação, etc... e tudo tem acontecido num clima de muita descontração. Robertinho é um cara bem pra cima e muito direto no que quer então tem sido muito bom trabalhar com ele.

HR: Todos os integrantes da banda possuem outros empregos? Como vocês conciliam a agenda do Forkill com os compromissos externos?

Joe: Sim, todos temos outros trabalhos e às vezes é uma batalha conciliar a agenda de todo mundo mas cada um cede um pouquinho e conseguimos encaixar todos os horários sem prejudicar ninguém. Mas às vezes sacrifícios são necessários.

HR: Além da notável influência do Thrash Metal clássico da década de oitenta, que tipo de som inspira o grupo?

Joe: Thrash Metal oitentista realmente é o que nós 4 ouvimos em comum e é o que mais nos influencia mas cada um veio de uma vertente um pouco diferente do metal. O Ronnie é Thrash Bay Area total, o Marc veio do Hardcore, o Gus do Heavy Metal clássico e eu do Death Metal então cada um trouxe um pouco das suas próprias referências e isso é o que eu acho que dá a identidade única à banda.

HR: Vemos diversas bandas incríveis surgindo no underground do Rio de Janeiro, como é o caso do Unhaligast, Prophecy, Mortarium, entre outras. Como vocês vêem a cena local? Há alguma interação do Forkill com essas bandas?

Joe: Ainda existe um pouco daquela competição besta entre as bandas do RJ o que ainda impede o crescimento definitivo da cena, mas tenho visto que as coisas têm melhorado um pouco nesse sentido, outra coisa é que as casas de show voltadas ao estilo estão ficando melhores, mais preocupadas com o público de metal. Quanto à interação com as bandas, isso acontece muito. Somos muito amigos e costumamos sair muito com integrantes de outras bandas como, por exemplo: Prophecy, Tamuya Thrash Tribe, Statik Majik, Syren, Dead End, etc...

HR: No dia 21/07/12 vocês irão participar do Planet Metal, ao lado de nomes como Unearthly, Lastima e Dark Tower. Como está a expectativa para se apresentar em um evento como esse?

Joe: A expectativa é grande pois sabemos o quanto os fãs do Unearthly são apaixonados pelo estilo e temos certeza que teremos muitos fãs da Forkill presentes também. Será uma grande celebração do Metal pesado, com certeza.

HR: Sabemos que fazer música pesada no Brasil é um trabalho árduo, e muitas vezes as bandas encontram dificuldades tanto na gravação quanto na hora de conseguir lugares adequados para tocar. Vocês têm planos para o mercado estrangeiro?

Joe: Já recebemos convites de gravadoras da Europa e de alguns países da América do Sul interessados em distribuir o EP e vamos sim buscar o mercado estrangeiro. Quanto mais pudermos divulgar o som da Forkill por aí melhor!

HR: Muito obrigado pelo tempo concedido, podem contar com a equipe Headbanger Rage na trajetória do Forkill. Para terminar, uma última palavra para nossos leitores.

Joe: Nós que agradecemos à vocês pelo espaço e aos fãs da Forkill agradecemos sempre pelo apoio dado à banda.
SEE YOU IN THE PIT \m/


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...